Seg a Sex: das 08h às 22h e aos Sábados: 08h às 12h

VOCÊ TEM BAIXA IMUNIDADE?

Conheça os principais sintomas

O sistema imunológico funciona como uma barreira contra a ação de diferentes microorganismos – bactérias, fungos ou vírus.
Composto por moléculas e células espalhadas por todo o corpo, o sistema é capaz de reconhecer e responder aos estímulos estranhos que o organismo recebe, provocando a destruição dessas estruturas. É assim que o corpo se mantém livre de infecções, tumores e outras doenças. Por diversos fatores, o sistema imunológico pode não conseguir desempenhar a sua função e acaba desencadeando alguns problemas de saúde. É importante ficar atento aos sinais que podem indicar a baixa imunidade. Conheça os sintomas mais comuns:

  • CANSAÇO FÍSICO E MENTAL

Um cansaço que não passa mesmo depois de algumas horas de repouso é um fator indicativo de que algo não está bem com a sua saúde. Associada a longos períodos de atividade cognitiva, a fadiga mental pode comprometer o desempenho da pessoa em várias áreas da vida. Por outro lado, a deficiência de nutrientes pode também causar cansaço físico: a falta de vitamina C e proteínas, por exemplo, podem prejudicar o sistema de proteção do organismo.

  • GRIPE PERSISTENTE

Um quadro de gripe que persiste por mais tempo ou a volta dos sintomas quando a pessoa acha que já está curada podem ser um sinais de baixa imunidade. Isso ocorre porque, durante o processo de defesa contra o vírus, o sistema imunológico fica mais vulnerável e pode não conseguir bloquear outras infecções.

  • DISTÚRBIOS EMOCIONAIS

Pouca gente associa os efeitos do estresse ou ansiedade com a deficiência de nutrientes ou baixa imunidade, mas um distúrbio psicológico também pode desencadear ou surgir a partir de problemas imunológicos. Isso ocorre porque as funções cerebrais estão ligadas aos hormônios e ao sistema imune.

  • OTITES

Dores de ouvido frequentes costumam ter relação com a imunidade baixa. As otites, que se apresentam de várias formas, são muito comuns em crianças, mas também podem afetar adultos. Causada por bactérias, a infecção no ouvido vem acompanhada de dores, inchaço no local e secreções. Quadros virais, como a gripe, também podem desencadear as otites.

  • AMIGDALITE

Parte do sistema imunológico, a função das amígdalas é proteger o corpo de vírus e bactérias que entram pela boca. Por isso, é comum que essas estruturas localizadas na lateral da garganta fiquem inflamadas pela exposição a esses microorganismos. A amigdalite se manifesta com inchaço, placas brancas, dor de garganta e dificuldade para engolir.

  • CANDIDÍASE

A imunidade baixa pode causar um incômodo muito grande, especialmente na população feminina: a candidíase. Estudos apontam que cerca de 55,7% das mulheres terão pelo menos um quadro de candidíase vulvovaginal na vida. Apesar de atingir mais os órgãos genitais, o fungo também pode se manifestar na boca, garganta e pele.



Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?