Seg a Sex: das 08h às 22h e aos Sábados: 08h às 12h

Higiene Bucal Para Gestantes

Alguns cuidados podem fazer toda a diferença na hora de garantir a higiene e saúde bucal em gestantes. Estamos falando de uma época muito singular da vida da mulher, que precisa de maior atenção e dedicação.

Abaixo, selecionamos as alterações e medidas de segurança que a mulher grávida deve garantir em relação à saúde da boca e dos dentes. Confira!

Aumento de cáries

Algumas pessoas afirmam que as grávidas possuem maiores chances de desenvolver cáries. Mas por que isso ocorre? A relação é simples!

Uma mulher grávida tende a se alimentar mais, e mais vezes ao longo do dia. Isso é normal da gestação, e não é considerado um hábito ruim. O problema é que, por essa questão, as chances de ter cáries aumentam.

É quase uma medida estatística. E para fugir dela, o ideal é começar a escovar os dentes pelo menos uma vez a mais do que você escovava quando não estava grávida. Assim, a proteção fica assegurada.

Perda do esmalte

As perdas do esmalte do dente ocorrem, em partes, pela mesma razão anterior. Entretanto, não é somente a esse fator que precisamos ficar atentas.

Poucas pessoas já ouviram falar nisso, mas há um aumento dessa perda por conta de acúmulo de ácido gástrico na região da boca. O problema é mais frequente em quem se sente muito enjoada e tem aquela típica azia da mulher gestante.

Aqui, o ideal é tomar os medicamentos indicados para alívio da situação. Não se esqueça de falar com o seu médico antes de tomar qualquer decisão que envolva a sua saúde.

Gengiva gravídica

Você já ouviu falar em gengiva gravídica? Esse nome surge exatamente para designar um tipo de inflamação na região das gengivas, que é extremamente comum nas mulheres gestantes. É normal que a gengiva aparente estar um pouco mais vermelha durante o período.

Mas cuidado! Se você observar a presença de alterações mais concretas, o ideal é conversar com o seu médico. Fique atenta a sangramentos sem motivo na gengiva, e também a irritações e dores frequentes.

O médico é o único especializado para saber quais medicamentos podem prejudicar o feto. Por isso, nunca se automedique. Procure ajuda e o profissional resolverá qual o tratamento mais adequado ao seu caso.

Dica: escolha a pasta dental adequada

Sabemos que, para evitar a maioria dos quadros, precisamos escovar os dentes de maneira adequada, no mínimo 3 vezes ao dia. Para as mulheres gestantes, uma boa dica é apostar na pasta dental correta.

Como assim? Como isso faz diferença? Você vai escovar os dentes mais vezes e com menos rapidez se você escolher um produto leve, que não proporcione enjoos. Existem mulheres que não conseguem sentir determinados sabores, que já ficam com náuseas.

Se esse é o seu caso, faça a seleção da pasta que mais ajudará. Se não é, tome essa medida somente para precauções.

E você, está preparada para dar a atenção adequada aos seus dentes durante a gravidez? Deixe um comentário abaixo e compartilhe a sua experiência.



Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?