Seg a Sex: das 08h às 22h e aos Sábados: 08h às 12h

Conheça os problemas que uma má mastigação pode causar

Às vezes, pela correria do dia a dia, acabamos não prestando atenção em coisas pequenas, mas muito importantes para nós. A mastigação é uma delas.

Horário de almoço curto, correria, trânsito, estresse, comidas pouco saudáveis e mastigação rápida. Agora junte tudo isso numa panela, misture bem e pronto: você terá um grande problema.

Os problemas causados pela má mastigação vão além da saúde bucal. Afetam também o sistema digestivo, comprometendo a saúde do nosso organismo como um todo.

Mas aí você me pergunta, “Doutor, quais são os problemas reais que uma mastigação má executada pode causar?”

Começando pela sensibilidade dentária, pois quem já sofre com os dentes sensíveis tende a mastigar mais rápido pra evitar qualquer tipo de dor.

Já a mordida cruzada, além de ser um problema estético – pois a arcada dentária está desalinhada – anda lado a lado com a mastigação ruim, afinal, morder errado compromete muito a saúde bucal.

Até agora esses problemas parecem fáceis de serem tratados, não é? Mas não é bem por aí.

Algumas outras patologias que estão ligadas com a mastigação ruim são a gastrite, úlcera, obesidade, rinite e desvio de septo. Quando não mastigamos o alimento por inteiro, agredimos o nosso aparelho digestivo, pois ele precisa trabalhar mais para digerir esses alimentos, e aí aparecem doenças como a gastrite e até mesmo a úlcera, em casos mais severos.

Já a obesidade e a mastigação ruim andam lado a lado. Segundo um estudo apresentado pela Universidade Federal de São Paulo, a maior parte das pessoas com causas de obesidade mastigam somente de um lado da boca, além da ingestão de molhos e líquidos em excesso, que facilitam na hora de engolir a comida, ignorando a mastigação.

Além dos problemas bucais e digestivos, também encontramos os problemas respiratórios, como a rinite e o desvio de septo, que são disfunções que levam à má mastigação, pois em sua maioria, as pessoas portadoras desses problemas desenvolvem a respiração pela boca, o que causa uma oclusão ruim.

Agora que você está por dentro dos inúmeros problemas que a má mastigação pode causar, lembre-se sempre de prestar atenção em como anda sua mastigação e procure um dentista regularmente.



Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?